Apresentação

O Curdistão é um território centrado na região da Mesopotâmia que, sem autonomia nem representatividade internacional oficialmente reconhecida, é terra-mãe de mais de 40 milhões de curdos, curdas e outros povos de diversas expressões culturais, sociais e religiosas que, com um passado milenar, lutam pela conquista da sua autodeterminação e a preservação de uma rica e colorida herança histórica.

Dividido por fronteiras artificiais, o Curdistão está hoje ocupado a norte (Bakurê ) pela Turquia, a sul (Başûrê) pelo Iraque, a oeste (Rojava) pela Síria e a leste (Rojhilatê ) pelo Irão.
A história do movimento de libertação curdo, assombrada por alguns momentos de terríveis massacres e tentativas de genocídio, traduz-se em décadas de luta contra o terror de Estados ditatoriais apostados no extermínio de um povo orgulhoso e insubmisso.
Anos e anos de resistência e luta pela autodeterminação conduziram este movimento, nos dias de hoje, à afirmação e desenvolvimento do projecto de confederalismo democrático que dá corpo a uma nova proposta política alternativa e radical assente em três pilares: libertação da mulher, comunalismo e ecologismo.
Nas suas múltiplas frentes e territórios de conflito e opressão a luta curda, e dos seus aliados de outras minorias, gerou um movimento internacional de solidariedade que, em todo o mundo, se fortalece de dia para dia.

O interesse de várias pessoas e movimentos pela causa curda despertou com a determinação e coragem das guerrilheiras e guerrilheiros – onde as mulheres desempenharam um papel determinante – que na Síria, em 2014, travaram em Kobanê a escalada do terror promovido pelo auto-proclamado Estado Islâmico em Rojava.

Bandeira do Grupo de Comunidades no Curdistão (Koma Civakên Kurdistan, em curdo).

As mulheres, auto-organizadas há décadas, saem na linha da frente da revolução social curda, marcando a luta pela sua libertação das amarras do patriarcado e da mentalidade machista dominante, levando assim à libertação da sociedade. Se hoje ouvimos falar de revolução curda muito se deve ao papel preponderante destas mulheres que nos mostram que é possível um mundo diferente.

Na Turquia, os mais recentes acontecimentos contribuem para alavancar no Mundo, os movimentos e acções de solidariedade para com a causa curda. Na história do terror imposto pelo Estado ditatorial islamo-fascista de Erdogan sobre um quinto da população do país, os últimos anos ficam marcados pelas piores razões: as acções militares em Bakurê, arrasaram bairros inteiros em cidades e vilas de maioria curda. O regime, com a cumplicidade dos demais países da NATO, retomou uma guerra indiscriminada contra o povo, tentando silenciar as vozes da revolta. Nada nem ninguém parece escapar ao terror generalizado: activistas e inocentes são assassinados; dezenas de milhares de pessoas são presas; jornalistas, professores e funcionários são impedidos de trabalhar; representantes do povo, democraticamente eleitos, são destituídos e perseguidos; agências de notícias, televisões, jornais e organizações democráticas são encerradas.

Contribuindo para o desconhecimento e confusão geral sobre o que se passa nestes territórios, muitos meios de comunicação preferem ignorar ou distorcer a realidade da tragédia – e heróica resistência – curda, consoante as suas próprias agendas políticas e interesses económicos.
Mas não impedirão que um cada vez maior número de pessoas adiram à causa da solidariedade para com os povos do Curdistão. Já somos muitas/os as/os que olhamos para Mário Nunes como um exemplo e herói. Ao honrarmos a memória deste compatriota que em 2016, como voluntário na Síria, deu a vida pela urgência do combate contra a barbárie do Estado Islâmico estamos a expressar a nossa gratidão por todas as mulheres e homens, não tão longe quanto se pensa, defendem os nossos valores e a nossa própria existência.

Nesse sentido surge a necessidade de construir e afirmar em território nacional uma plataforma que amplifique esta mensagem e construa pontes de solidariedade entre os povos de Portugal e do Curdistão.

Janeiro de 2017