Quem Somos?

A Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão é constituída por diversas pessoas e grupos que partilham o intuito de prestar apoio e solidariedade ao processo revolucionário que ocorre na região do Curdistão. Pretende dar visibilidade ao modelo sociopolítico proposto através da difusão de informações pertinentes e organização de eventos.

­É igualmente objectivo formar um espaço de discussão, reflexão, colaboração e aprendizagem mútua entre pessoas, colectivos e movimentos que lutam contra as desigualdades sociais globais, pensando as possibilidades de aplicação dos valores propostos pela revolução social em curso no nosso contexto próprio.

 

Princípios

  • A plataforma tem uma estrutura aberta, plural, funcionando num modelo de organização horizontal.
  • As decisões são tomadas colectivamente através da Assembleia Geral, onde todos os participantes podem fazer sugestões em relação a futuras acções ou eventos e trazer questões a debate.
  • A plataforma tem como princípios básicos a igualdade de género, o anti-patriarcado, o anti-fascismo e a solidariedade entre povos.

 

Comissão de Mulheres

A Comissão de Mulheres é um espaço de pesquisa e (auto)reflexão sobre as condições das mulheres, em Portugal, nos territórios curdos e no mundo e sobre as raízes dos problemas por elas sentidos, numa perspectiva de diversidade e libertação de género. A comissão fará o acompanhamento e desenvolverá uma análise autónoma dos trabalhos desenvolvidos dentro e fora do âmbito da plataforma, inspiradas pela perspectiva científica construída pelas mulheres curdas, a JINEOLOJÎ (Jin= mulher; ciência das mulheres).

Esta Comissão está aberta a todas as pessoas e colectivos que queiram lutar contra a opressão patriarcal e a violência de género.